A tecnologia da informação se apresenta, hoje, como uma ferramenta indispensável para qualquer organização, que busca, não apenas aumentar o seu diferencial competitivo no mercado, mas, principalmente, adaptar-se à contemporaneidade e reduzir custos.
A tecnologia foi considerada apenas um mero suporte por muito tempo dentro das organizações e, até mesmo, para a vida das pessoas, porém, atualmente, coloca-se como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento e o adequado funcionamento de um negócio.
Para que você entenda melhor a importância da TI dentro de uma empresa, acompanhe a leitura deste artigo!
DIFERENCIAL COMPETITIVO
Graças ao desenvolvimento da tecnologia, as empresas agora podem contar com diversas ferramentas inovadoras que são capazes de garantir uma série de avanços nos seus mais diversos níveis de gestão. O TI chegou ao mercado empresarial para somar, tanto que atualmente é aplicada nos três níveis de gestão empresarial : Estratégico, tático e operacional.
De acordo com alguns pesquisadores, a TI chegou ao mercado empresarial para somar, tanto que atualmente é aplicada nos três níveis de gestão de uma empresa: estratégico, tático e operacional.
REDUÇÃO DE CUSTOS
A tecnologia da informação é uma ferramenta estratégica que, como vimos, otimiza processos e garante a eles maior eficiência e produtividade, desde que, é claro, os operadores recebam treinamento para manejá-los. Por consequência, gera redução de custos.
A tecnologia da informação é uma ferramenta estratégica que, como vimos, otimiza processos e garante a eles maior eficiência e produtividade, desde que, é claro, os operadores recebam treinamento para manejá-los. Por consequência, gera redução de custos. A redução de custos decorre do fato de que a TI trabalha no sentido de facilitar as operações e, até mesmo, automatizá-las. Com isso, evita retrabalhos que podem, por exemplo, gerar horas extras, encargos trabalhistas, obrigações, etc.
EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE NOS MÉTODOS E FORMAS DE TRABALHO
Retomando o exemplo anterior, a ferramenta de TI utilizada pelo estoquista não só reduziria o tempo de procura do produto, mas também faria com que a empresa fosse mais eficiente e produtiva. O tempo economizado pelo estoquista poderá ser utilizado, por exemplo, para a produção de outras atividades importantes para o crescimento da marca.
Inúmeros exemplos podem ser dados nesse sentido. Imagine uma recepcionista que está atendendo um cliente que precisa de uma informação urgente, mas que esse dado só pode ser encontrado no arquivo da empresa. Em um caso como esse, o cliente não apenas ficará estressado ou insatisfeito pelo tempo de espera, mas é provável que não faça mais negócio com a empresa, podendo até mesmo sair falando mal do trabalho recebido.
A solução para resolver um problema como esse é digitalizar as informações em um sistema computadorizado, atribuição exercida por um profissional de TI, que permite ao recepcionista consultar sempre que surgir demandas.
Um setor de atendimento que conta com o apoio da TI é eficiente e pode não só ajudar a resolver problemas do dia a dia, mas também otimizar o atendimento e fazer com que a empresa se torne mais produtiva e bem-vista pelos clientes.
Agora você percebeu a algumas das diversas importâncias da TI para sua empresa e os desenvolvimentos que você pode alcançar com essas diferentes modalidades de melhoria? Se você acredita que precisa melhorar a TI de sua empresa e fazer com que ela alcance tudo que destacamos neste texto, entre em contato com a gente!
Ser Arigó é ter o seu problema resolvido!
Comentários