O avanço da tecnologia trouxe várias melhorias para o nosso dia-a-dia. O mesmo ocorreu com as empresas, que dependeram da tecnologia para se tornar mais ágeis, enxutas e efetivas.

Os benefícios da tecnologia aplicados nas empresas tornaram os negócios mais rápidos, acelerando a tomada de decisões e mudanças organizacionais. Podemos afirmar, com segurança, que qualquer empresa precisa de tecnologia para sobreviver, em maior ou menor grau.

Quais são os benefícios da tecnologia para as organizações?

Existe uma grande quantidade de vantagens ligadas ao uso de boas tecnlogias. Elas permitem que o negócio seja mais moderno, preciso e ágil, além de garantirem que os funcionários tenham melhores carreias e que os clientes sejam mais bem atendidos.

Há uma enorme quantidade de vantagens ligadas ao uso de boas tecnologias. Elas permitem que o negócio seja mais moderno, preciso e ágil, além de garantirem que os funcionários tenham melhores carreiras e que os clientes sejam mais bem atendidos. Em outras palavras, gera benefícios para todas as partes interessadas, inclusive stakeholders. Conheça os benefícios da tecnologia:

  1. Redução de custos
    A redução de custos é uma preocupação constante das corporações em qualquer setor de atuação. Afinal, o aumento das receitas não trará um bom lucro se as despesas continuarem subindo.

Um bom sistema de gestão financeira permite a identificação de gastos excessivos com matéria-prima e a visualização de desperdícios.

  1. Aumento da produtividade
    A melhora da produtividade é um dos desafios para o empresário, que sempre busca formas de aumentar a receita obtida. À medida que a produtividade aumenta, torna-se possível entregar mais com a mesma base de recursos (ou até com menos).

A tecnologia traz grandes ganhos nesse aspecto, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais. Ela também pode padronizar processos, garantindo que o desvio padrão dos fluxos de trabalho seja mínimo.

  1. Otimização e automação de processos

Tarefas repetitivas também afetam o engajamento dos funcionários. Ao exercerem trabalhos mais desafiadores, eles conseguem ajudar a empresa demonstrando outras habilidades.

A automação de processos, além de tornar o trabalho mais rápido e eficiente, libera os funcionários para tarefas mais estratégicas e que exigem raciocínio, permitindo um melhor aproveitamento do capital humano.

  1. Aumento do controle de qualidade
    As máquinas estão menos sujeitas a erros do que o cérebro humano. Especialmente em atividades de produção em grande escala, o uso da tecnologia é essencial para manter o controle de qualidade dos itens.

Quando tratamos de atendimento ao cliente, um bom software é capaz de organizar e gerenciar as informações, dando um quadro completo do histórico do consumidor e permitindo um atendimento mais personalizado e satisfatório.

Além disso, a tecnologia facilita a análise de grandes volumes de dados, no intuito de identificar gargalos que precisam ser corrigidos. Assim, passo a passo, torna-se possível melhorar e entregar resultados consistentes.

  1. Melhoria da gestão de talentos
    O uso de um software é capaz de automatizar toda a gestão de pessoas de uma empresa, desde o controle do rendimento dos vendedores (alcance de metas, ticket médio e retorno financeiro) até a administração das competências e habilidades dos funcionários.

Com essa tecnologia, é possível fazer contratações mais voltadas ao objetivo corporativo, acompanhar o desempenho e manter boas práticas de remuneração, otimizando o trabalho do RH e trazendo retorno para a organização.

Isso tem uma série de implicações positivas à gestão de pessoas. Torna-se possível, por exemplo, reter um maior número de talentos, aumentar a lealdade ao empreendimento e reduzir o absenteísmo das equipes. Assim, todos, incluindo talentos, ganham.

  1. Otimização da tomada de decisão diária
    Ao longo do expediente, gestores tomam uma enorme quantidade de decisões. Algumas dessas decisões são corriqueiras, outras são cruciais para o sucesso do negócio — como quanto produzir de determinado produto e em quanto precificá-lo.

Sempre que se toma uma decisão, assume-se uma margem de erro. O ponto é: se essa margem é pequena demais, é provável que o gestor esteja certo e que sua decisão gere vantagem competitiva.

Felizmente, boas tecnologias fornecem mais informações aos gestores, garantindo que tenham dados suficientes para reduzir a margem de erro e tomar decisões mais precisas. Isso tem um grande impacto na saúde do negócio, bem como na sua longevidade.

  1. Melhoria da comunicação interna
    Dentro do estabelecimento, a comunicação é uma poderosa aliada. A medida que profissionais e líderes comunicam-se bem, podem trabalhar com alinhamento conjunto e aderência aos objetivos da empresa. Sem isso, é grande o risco de fracasso.

Uma boa tecnologia serve como um poderoso canal de comunicação, que gera fluidez ao que é dito e leva a mensagem do emissor até o receptor. Caso não exista um bom canal de comunicação interna, ainda que seus interlocutores estejam engajados, haverá problemas.

Outro ponto importante é que a tecnologia facilita a comunicação tanto no sentido horizontal (entre colegas que trabalho, que costumam estar no mesmo nível) quanto no vertical (entre líderes/superiores e liderados). Assim, todos são beneficiados.

  1. Otimização dos pontos de contato com cliente
    Existem muitos pontos de contato entre cliente e uma empresa. Por exemplo, quando ele recebe um e-mail de pós-venda, visita sua rede social ou efetiva alguma compra no caixa. É preciso que cada ponto de contato seja agradável, fluido e preciso.

Sem tecnologia, isso é impossível. A experiência do cliente seria mais travada, cheia de “gargalos” que poderiam afetar seu bem-estar e ânimo. O pós-venda também seria precário, dada a falta de capacidade tecnológica para processar e solucionar problemas existentes.

Por outro lado, o correto uso da tecnologia garante uma experiência melhor. O cliente, então, torna-se mais satisfeito com a empresa, podendo até mesmo agir como um promotor da marca, recomendando-a para amigos, familiares e colegas de trabalho.

A tecnologia, felizmente, gerou mais flexibilidade na criação de modelos negócios. Hoje, é possível monetizar por meio de inúmeros canais, assim como se relacionar com clientes de diversas formas e entregar os produtos vendidos por variados meios.

Essa flexibilização do modelo de negócio permite a criação de uma empresa mais customizada, pensada para suprir as necessidades e desejos do seu público-alvo. Isso não apenas beneficia a empresa, também gera inúmeras vantagens aos clientes finais.

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